fbpx
  • Home
  • Blog
  • 07 personagens mentais que lutam contra a sua evolução e a do seu negócio

07 personagens mentais que lutam contra a sua evolução e a do seu negócio

Você está com uma ideia excelente para aplicar na sua vida profissional, mas ela nunca sai do papel. Você abriu um negócio mas os projetos não andam como você queria. Você quer expandir seu empreendimento, mas sempre desiste antes de aplicar…

Se você se identificou com alguma dessas afirmações, não se preocupe… você não está sozinho! A famosa “falta de força de vontade” que muitos dizem que existe em você pode não ser exatamente uma coisa natural.

É claro que existem exceções e é claro que existem pessoas preguiçosas no mundo, mas não é dessas pessoas que eu quero falar.

Eu quero falar de você, profissional que busca incessantemente resultados melhores na sua carreira e no seu negócio e quando chega no final do mês percebe que quase tudo que você planejou não se mexeu nem um pouquinho.

Sabemos que existem fatores externos e que fogem ao nosso controle que influenciam drasticamente esses resultados do seu planejamento.

Porém, o mais interessante é entender que existem alguns personagens mentais que ficam “produzindo” aquela vozinha na nossa cabeça e que acabam se tornando verdadeiros inimigos da nossa produtividade e do desenvolvimento dos nossos projetos.

Nesse artigo eu quero citar 07 personagens que ficam, como dizia a minha avó, “colocando o que não deve na sua cabeça” e lutam contra sua produtividade, o desenvolvimento dos seus projetos, o crescimento do seu negócio e etc. O pior de tudo é que nós damos ouvidos para eles.

Mas se nós descobrirmos quais são esses personagens e lutarmos contra essa suave voz que fica martelando nas nossas mentes, temos a chance e o poder de controlar e minimizar totalmente essa influência.

Vejamos quais são eles…

1 – O Perfeitão

Quem nunca adiou algum projeto por achar que precisava melhorar alguma parte desse projeto, sempre mais e mais?

Acredito que a grande maioria absoluta já passou por isso e ainda passa, é uma espécie de desculpa de perfeccionismo para não aplicar imediatamente as ideias e projetos que temos para nossa vida e pro nosso negócio.

É um comodismo que nos diz que não podemos entregar ou colocar em prática esse projeto do jeito que está, precisa ser melhor, SEMPRE!

E por isso nunca tiramos do papel aquela ideia de empreender, aquela ideia de buscar uma nova carreira, aquela ideia de ampliar nosso negócio e muitas outras ideias sensacionais por acharmos que não está bom o suficiente.

Tem uma frase muito clichê da internet que joga por terra rapidamente esse personagem, ela diz que “feito é melhor que perfeito”!

Então pare de dar ouvidos pra esse perfeitão e coloque em prática agora mesmo o que planejou e tudo bem se depois de pronto você comece a melhorar esse projeto, o importante é começar do jeito que está e não adiar.

2 – O Come Tempo

Esse personagem é um fanfarrão, pois ele fica na sua cabeça dizendo que tem um joguinho no celular pra distrair um pouco, que tem uma série fantástica no Netflix pra maratonar, que tem um vídeo de humor no Youtube pra ver e etc.

O tempo todo ele (diga-se de passagem, sua mente) fica buscando opções mais confortáveis para você se perder do foco, ele come o seu tempo diariamente e nós achamos que está tudo bem, pois foi muito prazeroso assistir aquela série super engraçada por longos 5 episódios de 40 minutos.

Ah, Bruno… deixa de ser chato! Qual o problema em assistir um pouco de TV e relaxar de vez em quando?”

Problema nenhum, mas pra tudo tem hora certa e uma palavrinha que faz toda a diferença: PRIORIDADE! Coloque prioridade nos seus projetos, principalmente aqueles que irão levar sua vida e seu negócio para o próximo nível, que irão te trazer sucesso e felicidade.

Utilize técnicas e ferramentas que ajudem você a focar nos processos necessários para colocar sua ideia em prática, como por exemplo a técnica Pomodoro e a ferramenta Kanbam. Ambos são enormes aliados para ajudar no seu foco.

3 – O Pseudoburro

Chamo esse personagem de pseudoburro porque ele tenta provar pra nossa mente que não somos capazes de assimilar o conhecimento necessário para aplicar nas nossas ideias e nos nossos projetos. Parece que tudo é muito difícil!

Mesmo sabendo tudo certinho e todos os passos que precisam ser feitos, ele fica falando baixinho no seu ouvido que você não está entendendo nada, que está muito confuso e que você não sabe por onde começar.

Aí, por isso, você acaba parando pelo caminho, pois tem medo de fazer algo muito errado, algo que você não entendeu direito e que pode trazer uma consequência terrível pra sua vida ou pro seu negócio. Quando na verdade é só o medo tentando te fazer mudar de rota.

Ele atua muito em conjunto com O Perfeitão e ambos tramam juntos para te parar ou te desviar do caminho. Entenda que todo conhecimento novo necessita de testes e prática e por isso deve ser aplicado o quanto antes, mesmo que seja um passo de cada vez.

Você não precisa entender tudo de uma vez, mas precisa dar o primeiro passo!

4 – O Guloso por Conhecimento

Eu mesmo já vivenciei uma luta ferrenha com esse personagem, pois eu só queria aprender mais e mais, de tudo um pouco e… aplicar mesmo, quase nada! Eu estava ficando com obesidade cerebral, igual um sedentário da vida real. Era guloso por conhecimento, mas não exercitava em nenhum projeto.

Acredito que uma quantidade enorme de pessoas passam por isso, buscam inúmeros vídeos no Youtube, cursos muito bem elaborados, uma infinidade de livros e etc. Um verdadeiro overload de informação, mas nunca sequer tiraram uma ideia do papel.

Não sou contra investir tempo nessas fontes de conhecimento, eu mesmo sou apaixonado por sempre aprender mais.

Mas decidi uma coisa na minha vida desde o ano passado (2019), tudo que eu aprender de novo, irei aplicar imediatamente no meu projeto ou usar esse conhecimento para ajudar algum aluno da EDV a aplicar em seus projetos.

Sem enrolação, o conhecimento precisa fluir como fonte de energia para aplicação prática em alguma coisa. Ele não fica mais estacionado na minha mente sem utilidade e isso me trouxe uma evolução incrível, tenho certeza que se você fizer esse compromisso consigo mesmo, também terá maravilhosos resultados.

5 – O Vitimista

Esse personagem faz questão de falar no seu ouvido o tempo todo que a responsabilidade não é sua, a culpa nunca é sua, os problemas não são seus, o mundo conspira contra você e sempre que algo der errado foi por causa de outra pessoa e não por sua causa.

Infelizmente muitos dão ouvidos a esse personagem mental e o que acontece quando essa crença é instalada? Os projetos ficam parados, porque a pessoa fica perdendo tempo, sofrendo e se lamentando como pobre vítima que ela é.

Quando na verdade, deveríamos assumir a responsabilidade para tudo que acontece na nossa vida, tanto pessoal quanto profissional, inclusive nos nossos negócios. Mesmo que outra pessoa tenha culpa do ocorrido, o importante é focar na solução do problema para dar continuidade ao que você precisa fazer.

6 – O Antiquado

Esse personagem fica falando na sua cabeça o tempo todo que você não vai conseguir, porque as ferramentas necessárias são muito modernas, você não vai se adaptar as novas tecnologias, todos vão rir de você por não saber mexer direito nessas “geringonças” e etc.

Eu sei que o novo assusta um pouco mesmo, eu confesso que mesmo tendo uma grande facilidade em trabalhar com tecnologias modernas e inovadoras, durante o período de quarentena que vivemos, eu fui obrigado a pivotar meu negócio para o digital e tive que utilizar novas ferramentas.

Levei um tempinho para me adaptar as ferramentas de landing pages, automação de e-mail marketing, script de pixel do Facebook, plataforma de videoconferência…

Pra você pode parecer que eu estou falando uma língua espacial, mas não foi tão simples pra mim também e eu poderia ter escutado a voz do Antiquado e não aplicado o que era preciso pro meu negócio funcionar 100% no digital, mas eu me dediquei e consegui superar isso.

Não me importa se pra você a ferramenta super moderna e avançada for um simples conversar pelo whatsapp com seus clientes, ou criar um perfil no Instagram, o importante é não dar ouvidos ao personagem mental O Antiquado e enfrentar esse desafio o quanto antes, tenho certeza que vai conseguir!

7 – O Comparador de Sucesso Alheio

Esse aqui é um assassino de sonhos, um dos piores personagens mentais que conheço. Ele atua quase sempre em conjunto com os outros personagens e faz você achar que só você que não consegue o sucesso desejado.

Você fica vendo o palco dos outros players de sucesso, dos seus concorrentes locais, do seu vizinho e etc. E acha que a vida dessas pessoas é só aquilo ali que é divulgado pro mundo.

Tem uma outra frase clichê na internet que diz que “não devemos comparar o palco dos outros com o nosso backstage”, ou seja, aquele glamour todo que você vê é apenas publicidade.

Ninguém sabe os desafios e obstáculos que aquela pessoa passou para chegar lá e talvez seja apenas uma máscara para mostrar uma vida falsa pros outros. E outro fator importante é que cada um tem uma história, um tempo de evolução, um momento de oportunidades e uma série de outros fatores.

Você até pode usar pessoas e negócios de sucesso para se espelhar e ter como referência, mas deve sempre se comparar com o você de ontem e ver o quanto você evolui dia após dia. Essa é a chave do sucesso!

 

Para finalizar…

Muitos desses personagens mentais trabalham juntos e você pode até não perceber suas atuações dentro da sua mente, porém é necessário manter a vigilância durante seus projetos para que você sempre esteja no controle dos seus pensamentos e atitudes, principalmente atitudes.

Dê um passo de cada vez, mas nunca pare ou retroceda. O seu sucesso precisa de você!

Um grande abraço e conta comigo pro que você precisar. Vamos juntos nessa jornada!

Bruno Barbosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ícone Atendimento WhatsApp