fbpx
  • Home
  • Blog
  • Como um Mentor pode salvar o seu negócio durante a pandemia?

Como um Mentor pode salvar o seu negócio durante a pandemia?

Antes de mais nada, eu quero conceituar e evitar algumas confusões que muitos têm quando falamos de mentoria corporativa. Se você já conhece o conceito de mentor e a diferença entre mentoria e consultoria, permita-me reforçar esse conhecimento.

Se você acha que é tudo a mesma coisa ou não faz a menor ideia pra que serve cada um desses processos dentro da empresa, me acompanhe, pois esse conteúdo vai ser transformador pra sua vida profissional e pro seu negócio, independentemente do tamanho da sua empresa.

O Mentor atua como uma espécie de tutor (professor), ele é um profissional com mais experiência em determinado assunto e segmento de mercado, pois já passou por problemas e obstáculos que o levaram a entender quais as melhores ações a se tomar.

Ele pode oferecer orientação profissional para que o empresário e seus gestores possam trilhar os caminhos certos para o sucesso, sem terem que passar por obstáculos ou intermináveis testes até que alcancem a melhor solução.

O Consultor atua realizando diagnósticos nos processos de um determinado setor, ele é um especialista naquele assunto e tem conhecimento suficiente para determinar onde está o problema.

Ele aponta soluções e cria projetos para eliminar os gargalos desse processo. Sua atuação é muito pontual e focada em um problema em específico. Muitos consultores entregam resultados prontos para o empreendedor.

Qual dos dois é melhor?

Eu sei que você deve estar pensando que eu vou falar que a mentoria é melhor, só porque eu atuo como mentor, mas na verdade não é bem assim. Eu realmente prefiro a mentoria, pois pra mim traz mais resultados positivos a longo prazo, mas isso não significa que será o melhor pra você também.

E só para registro, se você realmente me perguntar qual dos dois é o melhor para você e sua empresa, eu vou responder que… “depende”!

Depende da real necessidade do seu negócio, do momento que sua empresa está vivendo, da situação financeira, da prioridade de tempo de resolução, etc.

Geralmente o processo de consultoria tende a ser a curto prazo (não sendo uma regra, ok) e o processo de mentoria já está mais voltado para trabalhos de médio e longo prazos (mais uma vez, não é uma regra).

Então, sempre faço uma análise prévia para entender o real motivo e necessidade da empresa que me procura. Pois quero ter certeza que conseguirei entregar o melhor de mim e trazer os melhores resultados esperados pelos meus clientes.

Entendendo o porquê a mentoria traz melhores resultados a longo prazo

Desde os tempos antigos, a função do mentor era primordial para o desenvolvimento de príncipes e cavaleiros, geralmente jovens aprendizes que eram mentorados por cavaleiros experientes por toda a sua juventude.

Mentores que ensinavam a lutar com espadas, estratégias de combate, estratégias de guerra, ensinavam a caçar e até a conquistar mulheres (vemos essas funções em muitos filmes medievais).

Quando eu falo de mentoria para os meus possíveis clientes, sempre abordo o tema de que aprender a realizar e melhorar o processo em suas empresas é muito mais produtivo do que simplesmente ter o projeto ou o resultado pronto nas mãos (lembrando que depende da sua necessidade).

É a famosa frase popular… “é melhor aprender a pescar do que receber o peixe na boca” e trazendo isso para a realidade da gestão de sua empresa, podemos obter e aprender a utilizar ferramentas essenciais para melhorar os processos, não somente hoje, mas por muito tempo.

Porque na verdade, você aprendeu a fazer por si só, e mesmo que no futuro não tenha o auxílio de um mentor, saberá tomar as ações necessárias para resolver problemas que porventura apareçam novamente na sua empresa, no seu setor, na sua equipe, etc.

Eu amo atuar como mentor, principalmente pelo fato de poder ensinar algo que traga um impacto positivo na vida das pessoas e das empresas, é algo que me motiva e impulsiona a estar sempre atualizado e preparado para oferecer o melhor para os meus mentorados.

Quais os benefícios que o mentor pode trazer nesse período de pandemia?

Estamos vivendo uma crise global e isso não é segredo pra ninguém, a pandemia do COVID-19 está provocando caos e incertezas para todos.

E o efeito dominó atinge principalmente os empresários menores, ou seja, os microempreendedores individuais (MEI), as micro empresas, os autônomos, os profissionais liberais, os comerciantes de bairro, etc.

É fato que a grande maioria dos negócios precisará se reinventar para sobreviver nesse “novo normal” que está por vir. Muito é falado nas mídias sociais, lives são realizadas o tempo todo, muita informação e, infelizmente, pouca ação.

Eu entendo perfeitamente o sentimento dos pequenos empresários, muitos até sabem o que é preciso fazer, mas não sabem como fazer e alguns não sabem nem por onde começar. É um sentimento de inércia e impotência.

É nesse exato momento que a figura do mentor faz a grande diferença na vida do empreendedor e da empresa, por vários motivos…

O mentor tem a vantagem de não ter nenhuma ligação emocional com o negócio, ou seja, suas orientações são pautadas no racional e na estratégia lógica de crescimento da empresa.

O mentor consegue ter visão clara do problema de uma forma geral, independentemente do segmento que a empresa do mentorado atua.

O mentor oferece soluções criativas, mesmo que de outros segmentos, mas que podem trazer excelentes insights para o negócio em questão.

O mentor qualificado está por dentro das novidades tecnológicas no Brasil e no exterior, novidades estas que podem ser aplicadas, inclusive, para reinventar o modelo de negócio e a empresa.

O mentor se preocupa de verdade com o mentorado, pois faz isso com paixão. Ele é um educador por essência.

O mentor assume o sucesso do cliente como prioridade, pois o seu próprio sucesso depende dos resultados que traz para a empresa que o contratou.

O mentor caminha do lado do empresário o tempo todo, ele não somente sabe o que fazer, mas também como fazer e, por isso, mostra o caminho que a empresa deve seguir, se adaptando e reinventando o negócio.

E muito mais…

Eu poderia escrever um E-book inteiro falando sobre os benefícios e vantagens em ter um mentor atuante na sua empresa, mas não é esse o objetivo deste artigo. O objetivo é te mostrar que você precisa tomar atitudes urgentes para sobreviver a esse período de pandemia e crise.

Se você precisa “aprender a pescar” e não somente ter o “peixe na sua boca”, a mentoria é a melhor metodologia pra você e pro seu negócio! Afinal, você precisa crescer como empreendedor / empreendedora juntamente com o crescimento da sua empresa.

Se você está passando por dificuldades como as que eu mencionei aqui nesse artigo, não sabe o que fazer para melhorar o seu negócio, ou sabe o que é preciso mas não sabe por onde começar ou como fazer, procure a orientação de um mentor.

Seja um empreendedor ou uma empreendedora que você admira na sua região, seja um familiar experiente nos negócios ou algum profissional que atue diretamente como mentor de negócios para outras empresas e que já saiba quais atitudes devem ser tomadas para se destacar no mercado durante esse período e até mesmo no pós-coronavírus.

O importante é não ficar parado vendo sua empresa inflar em dívidas, demitir funcionários e chegar ao ponto de decretar falência. Se existem algumas maneiras de salvar o seu negócio, uma delas é contratar um mentor.

Ah e só uma coisa… Isso não é e nunca será um gasto, ok? Contratar um mentor, com certeza é um investimento muito bom para qualquer negócio, inclusive para sua vida profissional particular.

Caso você entenda que uma atitude é necessária nesse momento, eu quero te ajudar! Eu sou fundador da A Escola do Vendedor e tenho atuado como mentor de vários negócios, inclusive nesse período de pandemia.

Entre em contato através do link do whatsapp a seguir e terei um grande prazer em lhe dar mais informações e entender como eu posso te ajudar nesse momento de tantas incertezas. Vamos juntos nessa jornada, pois a evolução não pode parar.

https://mywhats.net/edv

Bruno Barbosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ícone Atendimento WhatsApp