fbpx
  • Home
  • Blog
  • O Atendimento Está te Fazendo Vender Mais?

O Atendimento Está te Fazendo Vender Mais?

Você sabia que um atendimento bem feito, alinhado a estratégias e técnicas, pode alavancar o número de vendas do seu negócio?

No último artigo que publicamos, falamos sobre como as Soft Skills podem alavancar sua carreira e seu negócio. Ou seja, nossas habilidades sociais influenciam e muito a maneira como as pessoas nos veem.

Neste artigo traremos para você, dicas sobre como usar suas habilidades para obter um atendimento de excelência fazendo com que você conquiste fãs da sua marca e, consequentemente, os números de vendas da sua empresa cresçam.

Vender é muito importante, mas vale ressaltar que a venda é consequência de um conjunto de atitudes que o vendedor deve ter em mente desde o primeiro contato com o seu cliente.

Fazendo com que o processo de atendimento ao cliente torne-se, na verdade, um relacionamento de aproximação e que a venda seja uma nova experiência para o cliente.

O processo de vendas precisa estar alinhado com o cliente, precisa ser totalmente focado na dor do cliente. Ele não pode mais ser engessado como acontecia no passado após a Revolução Industrial, em que a venda era apenas parte integrante de uma linha de produção. O foco era 100% no produto!

Mas aí você pode me perguntar… “Bruno, o processo ainda é muito fácil e funciona basicamente da mesma forma, eu ofereço um produto e o cliente compra, nada mais. Certo?!?

ERRADO! O tempo passou, o mercado mudou, os clientes mudaram e as opções também. Hoje eles têm diversas opções físicas e ainda milhões de outras na internet além de você.

Um atendimento ruim pode render uma propaganda ruim no boca a boca e isso pode resultar em 3, 5, 10 e até mais vendas perdidas, pelo simples fato de alguém ter saído insatisfeito do seu estabelecimento e feito uma propaganda negativa para terceiros. 

O importante de tudo isso é mudar! Mudar a forma de abordar o seu cliente, a sua postura diante dele, conhecer o seu produto/serviço e propósito da empresa, entender a dor do seu cliente e gerar valor agregado juntamente com uma experiência diferenciada, criando relacionamentos duradouros e, consequentemente, vendas de sucesso. 

As habilidades sociais ajudam e muito no posicionamento profissional e na melhoria consistente do atendimento e isso possibilitará que você consiga mostrar o valor necessário para o seu cliente. Pode parecer complicado, mas não o é. Basta alinhar-se corretamente, seguir algumas dicas e querer ser diferente.

Veja abaixo alguns pontos que você pode trabalhar e que te ajudarão neste processo:

Seja confiante (não seja arrogante)

Ao demonstrar confiança durante o seu atendimento, fará com o que o seu cliente deposite mais credibilidade em você com pouco tempo de conversa.

Afinal, ninguém confia em alguém que não olha nos olhos ao falar, que não tem uma boa postura no atendimento ou pior, que fique perdido ao falar sobre algum assunto. Mas tenha cuidado para a sua confiança não parecer arrogância e ter efeito contrário no atendimento.

Entenda o propósito do seu negócio

Estar alinhado com o propósito da empresa é fundamental. Entenda o que a sua empresa quer oferecer aos clientes e ao mercado, o que é mais importante para ela na sociedade e como o negócio pode impactar a vida das pessoas. 

Conheça bem o seu produto

Entender o seu produto é FUNDAMENTAL para um atendimento de excelência. Afinal, quando o cliente vai até você para comprar, ele quer referências, quer saber detalhes do produto e às vezes até termos técnicos e na hora do atendimento.

Você tem que evitar ao máximo passar informações erradas ou demonstrar não conhecer sobre o produto. 

Entenda a dor do seu cliente

Neste tópico é essencial que você escute o seu cliente e faça perguntas abertas para que ele te passe o máximo de informações possíveis a respeito do problema dele.

Todo cliente adquire um produto ou serviço para resolver um problema (dor) ou para realizar um sonho (desejo). É a sua grande oportunidade de entender o real motivo do seu cliente procurar sua empresa e de oferecer a solução perfeita para ajudá-lo.

Foque em solucionar o problema, a venda será consequência

“Como assim Bruno, não devo focar na venda?”

Neste modelo, devemos focar no cliente, pois assim oferecemos uma experiência totalmente diferenciada e personalizada. Ou seja, focar na dor dele e oferecer a melhor solução durante o atendimento. Isso irá gerar um encantamento, fidelizar esse cliente, gerar valor agregado e consequentemente facilitará suas vendas.

Priorize o relacionamento com o cliente

Ao seguir as instruções anteriores, você deixará nítido para seus clientes que o seu foco é oferecer ajuda e não apenas ganhar dinheiro ou “empurrar” um produto/serviço para eles.

Mais do que isso, você quer impactar positivamente a vida deles, gerando uma excelente experiência e um relacionamento duradouro.

Crie experiências

Estamos enfatizando sobre gerar experiências porque essa é a melhor maneira de criar um relacionamento com o cliente, é como deixar sua marca e uma boa impressão para sempre com ele. Atualmente temos várias lojas que são denominadas “lojas conceitos”, que geram inúmeras experiências aos seus clientes. 

Essas experiências se dão pelo cheiro diferenciado na loja, o cafezinho disponível para clientes, o mimo que é entregue ao cliente no final da compra, dentre outras estratégias. 

É claro que essas estratégias isoladas, não são suficientes. Elas precisam estar alinhadas com o atendimento e essa união, de fato, gera uma experiência positiva no cliente.

Saiba quais são as possíveis objeções do cliente e saiba como contorná-las

Pense agora em quais barreiras que você colocaria para não comprar um determinado produto ou contratar um determinado serviço? Essas barreiras são as objeções que, às vezes, muitos clientes apresentam na hora da compra.

Procure sempre compreender essas possíveis objeções e saber como contorná-las, com diálogo, persuasão e garantindo ao seu cliente que ele estará fazendo um excelente negócio e que ambos irão se beneficiar, não somente você ou sua empresa.

Demonstre valor agregado ao que você está oferecendo para o cliente e não somente preço.

Viu só? São coisas possíveis de fazer! Alinhe-se ao mercado, ao seu propósito como profissional e ao da sua empresa, coloque as dicas em prática e veja os números subirem. Lembre-se sempre de procurar entender, gerar experiência e criar um relacionamento com os seus clientes. 

Gostou? Deixe nos comentários as suas dúvidas e sugestões de temas que você tem curiosidade sobre o nosso mercado!

Um grande abraço e até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ícone Atendimento WhatsApp